Bancada Feminina na COP30: a visão da AV Comunicação Estratégica no Painel de Economia Verde e Inovação

Bancada Feminina na COP30: a visão da AV Comunicação Estratégica no Painel de Economia Verde e Inovação

O primeiro dia do Festival de Inovação Política - Bancada Feminina na COP30 foi muito mais do que um evento, foi uma celebração da emoção e da inspiração que impulsionam a transformação. A troca de experiências e a união de mulheres que dedicam suas vidas à melhoria da sociedade e do planeta, especialmente em busca de um futuro melhor para as próximas gerações, reafirmaram nossa convicção: a resiliência e a estratégia feminina são pilares essenciais para superar os desafios contemporâneos.

Como Diretora Sênior da AV Comunicação Estratégica, jornalista com quase quatro décadas de vivência e consultora da Quero Você Eleita, tive a imensa honra e o privilégio de mediar o painel sobre Economia Verde e Inovação. Foi uma oportunidade única de me conectar com mulheres incríveis, cujas trajetórias e conhecimentos enriqueceram profundamente o debate.

O painel contou com a brilhante participação da secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério da Indústria e do Comércio, Júlia Cruz, que trouxe a perspectiva governamental a transição energética e ampliação da economia de baixo carbono. Ao seu lado, Gilda Gomes, ativista climática global do The Planet, compartilhou insights cruciais sobre a ação climática.

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) compartilhou as dores e os desafios de uma mulher negra, a primeira eleita para o cargo em seu estado, e destacou que a economia verde precisa ser inclusiva. A secretária executiva de Direitos Humanos do Ceará, Raquel Andrade, destacou a importância de as mulheres agirem com estratégia e ousadia para garantirem seu espaço em espaços de Poder. Pioneira em um setor ocupado majoritariamente por homens, a diretora-geral da Associação Brasileira de Entidades Portuária e Hidroviárias, Gilmara Temóteo, destacou a importância das primeiras mulheres a abrirem as portas para as gerações futuras.

Juntas, essas vozes poderosas convergiram em um ponto crucial: a transição energética e a construção de uma economia verde precisam ser, acima de tudo, inclusivas. É inegável que as mulheres estão entre as principais vítimas da crise climática, e é por isso que suas vozes, suas estratégias e sua coragem são indispensáveis na linha de frente dessa batalha.

Na AV Comunicação Estratégica, nosso apoio a iniciativas como a Bancada Feminina na COP30 é um reflexo direto de nossa missão. Nascemos da convicção de que toda causa relevante merece ser ouvida e compreendida. Atuamos como a ponte entre a informação complexa e a transformação social, transformando dados em narrativas poderosas e vozes em movimento.

Que a semente plantada por este movimento – idealizado pela Quero Você Eleita e o Instituto AzMina, e apoiado pela AV Comunicação Estratégica e outras empresas – frutifique e reverbere. Que a Carta das Mulheres à COP 30, uma construção coletiva que será coordenada pelo Grupo Mulheres do Brasil, ganhe a voz e a visibilidade que merece, influenciando efetivamente o debate da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Nosso compromisso é com a construção de legados e com a garantia de que as mensagens importantes encontrem seu caminho até quem precisa ouvi-las, transformando informação em influência positiva e estratégia em impacto real para um mundo mais justo e sustentável.