De Brasília à Belém: A força da Carta Manifesto das Mulheres Brasileiras para a COP30

Por Adriana Vasconcelos
De Brasília à Belém: A força da Carta Manifesto das Mulheres Brasileiras para a COP30

A contagem regressiva para a COP30 em Belém já começou, e com ela, a urgência de um debate climático inclusivo e representativo. Sem espaço na programação oficial ou mesmo condições de pagar os preços exorbitantes de hospedagem praticados em Belém, as mulheres encontraram um caminho alternativo assegurar que suas vozes ecoem na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

Os institutos Quero Você Eleita e AZMINA, com o apoio fundamental da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o patrocínio estratégico do Google, idealizaram o Festival de Inovação Política – Bancada Feminina na COP30. Um projeto de vanguarda, suprapartidário e essencial, que a AV Comunicação Estratégica tem a honra e o privilégio de apoiar, reafirmando nosso compromisso em amplificar as causas que fortaleçam democracia e olhem para a sustentabilidade do planeta.

Será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, Brasília, dentro do Festival Curicaca — o maior evento internacional de inovação e tecnologia da indústria brasileira, organizado pela ABDI na Arena BRB Mané Garrincha. A ideia é reunir lideranças femininas das cinco regiões e seis biomas brasileiras durante dois dias, em oito painéis, com objetivo de criar uma rede colaborativa para cocriar políticas públicas de gênero, inovação e ações concretas contra os riscos climáticos.

A relevância e a amplitude desta iniciativa são atestadas pelas presenças já confirmadas, demonstrando a força e a diversidade do movimento. Teremos as senadoras Professora Dorinha (UB-TO) e Soraya Thronicke (Podemos-MS), e as deputadas federais Soraya Santos (PL-RJ), Tabata Amaral (PSB-SP) e Marussa Boldrin (MDB-GO), trazendo suas perspectivas legislativas. A representatividade se estende ao Judiciário e ao setor público, com a valiosa participação da presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha; da diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello; e da Secretária Nacional de Planejamento Substituta, Flávia Duarte Nascimento. Um verdadeiro painel de lideranças que reflete a seriedade e o impacto esperado.

Esse esforço coletivo culminará na elaboração da Carta Manifesto das Mulheres Brasileiras para a COP30 um documento político e simbólico, que será construído de forma coletiva e será entregue oficialmente durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, mostrando o apoio e a sintonia das brasileiras com as principais pautas do evento que será realizado pela primeira vez em um estado da Amazônia Legal.

A AV Comunicação Estratégica se orgulha de fazer parte dessa história, transformando intenções em resultados e garantindo que cada mensagem importante encontre seu caminho até quem precisa ouvi-la.