Princesas de Maquiavel

por Adriana Vasconcelos

em

Compartilhe:

É latente o medo do ‘Clube do Bolinha’ que segue no comando da política brasileira, quando se sente ofuscado pelo brilho de mulheres competentes, que ocupam seu espaço sem abrir mão da sensibilidade feminina, o que de fato as diferenciam. Por mais que disfarcem, fica evidente o boicote masculino a estrelas em ascensão que surgem no horizonte.

Quem assistiu a entrevista da senadora e pré-candidata à Presidência, Simone Tebet (MDB-MS), ao jornalista William Waack no Jornal da CNN na última sexta-feira (18), pôde comparar o desempenho da única representante feminina com os demais representantes do seleto, e predominantemente masculino, grupo de presidenciáveis da 3ª Via, onde ela é sempre citada como “a vice” ideal.

O recente convite à economista Elena Landau, outra representante feminina em um universo também dominado por homens, para compor a equipe de campanha de Tebet já começa a dar resultados. Por mais que o MDB siga dividido e reticente em colocar sua candidata de fato no páreo da 3ª via.

Tempo perdido

Quase 3 meses já foram perdidos, desde que a pré-candidatura de Tebet foi lançada no dia 8 de dezembro pela cúpula do MDB. Fica cada vez mais evidente que a prioridade da legenda era apenas garantir um assento à mesa dos partidos que buscam ou fingem que estão atrás um nome competitivo para representar a 3ª Via na disputa deste ano.

Por mais dura e difícil que pareça a tarefa de enfrentar os 2 primeiros colocados nas pesquisas de opinião, Tebet ainda dispõe de tempo e potencial de crescimento para tentar se viabilizar.

Não só por sua baixa rejeição, de 15%, mas sobretudo por sua capacidade de se diferenciar dos demais concorrentes. Haja visto o estrago que Tebet foi capaz de fazer na base governista, quando, mesmo sem vaga na CPI da Covid, convenceu o deputado Luiz Miranda (DEM-DF) a revelar o nome do parlamentar que Bolsonaro suspeitava estar por trás de possíveis irregularidades no Ministério da Saúde: o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

Entre os presidenciáveis, Tebet está entre os nomes menos conhecidos do eleitorado brasileiro. Se tivesse tido a oportunidade e o incentivo político para percorrer o país em janeiro, a exemplo do que fez o ex-juiz Sérgio Moro, Tebet já poderia exibir um desempenho melhor nas pesquisas.

Sem sair de casa, Tebet manteve o 1% da preferência do eleitorado, enquanto o governador de São Paulo, João Dória, que ocupa diariamente o noticiário nacional e venceu previstas no PSDB, patina em 3%. E Moro, mesmo chamando Lula para briga, não conseguiu a chegar a 2 dígitos.

Hora de mostrar liderança

Cabe agora a Tebet mostrar disposição de chamar para si a responsabilidade de viabilizar sua própria candidatura, sob pena de voltar para casa menor do que entrou nesta caminhada.

Ela não pode mais ficar a reboque dos múltiplos e conflitantes interesses das principais lideranças emedebistas, sob pena de ser abandonada novamente, como ocorreu às vésperas da eleição para a presidente do Senado em janeiro do ano passado.

Seu colega de bancada, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) já defende abertamente uma aliança com Lula no 1º turno, com o argumento justificável de que a candidata emedebista não decola.

Já o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), se equilibra entre as composições paulistas, de olho na própria reeleição para a Câmara dos Deputados, e as negociações em torno de federações com o PSDB, União Brasil e Cidadania.

Se Tebet tivesse tido a oportunidade de mostrar a pelo menos uma parte do eleitorado nacional sua visão de Brasil, como o fez na CCN na última sexta-feira (18), abordando com equilíbrio, conteúdo e experiência de vida todos os temas que mais afligem os brasileiros, já teria obtido resultados práticos em sua campanha.

O destino

Escaldada pelas 2 décadas de vida pública, a senadora já sentiu várias vezes na pele o boicote sofrido por mulheres, quando elas fazem sombra a homens. E talvez por isso, esteja esperando que o destino lhe ajude a consolidar seu papel estratégico nas eleições deste ano.

Ouvi certa vez de um político experiente: “Presidência é destino”. E tendo a concordar.

Quem diria que José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer chegariam à Presidência sem passar pelo crivo direto das urnas? Os 3, para citar apenas parte dos vice-presidentes que chegaram ao poder no país, foram alçados ao cargo pelas circunstâncias, pelo destino. Mas sempre é possível ajudar o destino.

Após um encontro com empresários em São Paulo, Tebet admitiu a surpresa mútua do grupo e dela própria. Isso depois que seus interlocutores se disseram admirados com o discurso equilibrado, ponderado e a densidade da senadora ao falar da crise e opções possíveis para a combalida economia brasileira.

E diante da plateia boquiaberta, Tebet reagiu: “Como assim? Estou na política há 20 anos. Disputei a presidência do Senado, presidi a comissão mais importante da Casa, a CCJ, e ainda se surpreendem por uma mulheres saber falar de economia, se posicionar e apresentar propostas saudáveis para o futuro do Brasil?”

É chegado o momento de Tebet provar, na prática, a diferença que as mulheres podem fazer na vida pública. E quem sabe até colocar em xeque uma das teses do filósofo italiano Nicolau Maquiavel? A de que, na política, nunca se consegue agir com princípios. Assim como um grupo de lideranças femininas, entre as quais Tebet se insere, prega em livro lançado no ano passado sob o título “As princesas de Maquiavel”.