Um seminário histórico: PCB 100 anos

por Adriana Vasconcelos

em

Compartilhe:

Para entender o presente e evitar repetir erros no futuro, é preciso refletir sobre o passado. Quando o PCB foi criado no Brasil em março de 1922, por um grupo de intelectuais e anarquistas, inspirados pela Revolução Russa, eu ainda nem sonhava em nascer. Meu pai é agosto de 1936, minha mãe de dezembro de 1945. Eu nasci em dezembro de 1966.

O Século XX estava mal começando. E de lá para cá, o mundo literalmente virou do avesso. As mudanças que ocorriam lentamente, se aceleraram rapidamente. Tal contexto exigiu alguns freios de arrumação na trajetória do antigo “partidão”.

O primeiro deles após a queda do Muro de Berlim e o colapso da antiga União Soviética em 1992, quando se refundou como o Partido Popular Socialista (PPS).

Sintonizado com um mundo que vive atualmente sob o signo da mudança, o “partidão” passou por uma segunda renovação, dando origem ao Cidadania: uma legenda sempre perseguiu o sonho de implementar um projeto nacional no país e tem hoje como maior ambição viabilizar a sustentação de uma sociedade democrática, moderna e justa.

A AV Comunicação Estratégica e eu estamos orgulhosas de estarmos envolvidas na produção do Seminário Internacional: PCB 100 anos, patrocinado pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e Cidadania.Mais informações no site: pcb100anosfap.com.br