Número de senadoras titulares cai de 12 para 10 a partir de 2023
por Adriana Vasconcelos
em
Compartilhe:
Pelo menos 4 mulheres foram eleitas senadoras nas eleições deste ano, mas o número de titulares mulheres no Senado cairá para 10 a partir de 2023. Em 2019, elas ocupavam 12 cadeiras na Casa. Pelo menos 3 delas estão em fim de mandato: Simone Tebet (MS), Rose de Freitas (ES) e Kátia Abreu (TO).
Tebet disputou a presidência da República, ficando na terceira colocação da disputa nacional. Já Rose de Freitas e Kátia Abreu tentaram, sem sucesso, a reeleição este ano.
Entre as eleitas no último domingo (2) estão: Damares Alves (Republicanos-DF), Tereza Cristina (União-MS), Tereza Leitão (PT-PE) e Professora Dorinha. Uma a menos do que na eleição de 2014, quando só uma vaga foi disputada e 5 mulheres foram eleitas.
Governadoras
Nas disputas estaduais, só uma mulher foi eleita no primeiro turno: a petista Fátima Bezerra conseguiu se reeleger no primeiro turno para o governo do Rio Grande do Norte.
A novidade, este ano, fica por conta da disputa exclusivamente feminina pelo governo de Pernambuco no segundo turno, onde Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) estão brigando pela vaga de governadora. Aliás, a primeira mulher a ocupar o cargo no estado.