Obrigada, Cristiana Lôbo

por Adriana Vasconcelos

em

Compartilhe:

O retrato do Brasil de hoje, de certa forma, pode ser sintetizado nas imagens e em um áudio vazado esta semana, durante uma sessão virtual do Superior Tribunal de Justiça (STJ). É um país onde um ministro do STJ, no caso Francisco Falcão, se dá o trabalho de telefonar para o colega Benedito Gonçalves para dizer: “Ninguém aguenta mais essa velha!”, enquanto a ministra Assusete Magalhães lia seu voto.

Trata-se de um episódio lamentável, ainda mais diante das gargalhadas não disfarçadas do ministro que atendeu a ligação do colega no viva-voz, ao perceber que o áudio de seu computador estava aberto e vazara para todos. A ministra Assusete chegou a interromper a leitura do voto, mas rapidamente seguiu adiante no seu trabalho.

Uma situação que expõe a face cruel de uma sociedade patriarcal, que impõe diariamente constrangimentos a milhares de brasileiras, mas que também nos leva a valorizar ainda mais a história de mulheres que desbravaram o caminho de novas gerações. Seja dentro da família, no trabalho ou na vida.

O ‘furacão’

Esse foi o caso da jornalista Cristiana Lôbo: mulher do Murilo, mãe da Bárbara e do Gustavo, avó do Miguel e do Antônio, uma profissional que esteve na vanguarda da sua geração. Era ‘furacão’, como bem definiu uma outra grande dama do jornalismo brasileiro, Eliane Cantanhede, com quem tive a honra de trabalhar na extinta Gazeta Mercantil.

Ávida pela notícia e pelo furo, parecia ligada na tomada. Andava com pelo menos 3 celulares diferentes para não correr o risco de perder qualquer apuração, mesmo que para isso tivesse de sacrificar momentos de folga ou férias, como na vez em que desistiu de uma viagem com a família, abandonando seu assento no avião, para ir comer pão de queijo com o então presidente Itamar Franco.

Por anos, disputou com o compadre jornalista Jorge Bastos Moreno a atenção das principais fontes da capital federal. Por vezes brigavam, mas não se largavam. A “comadre”, como Moreno a chamava, sempre foi atrevida, não costumava levar desaforo para casa. Nem mesmo quando o desaforo vinha de poderosos. Só se rendia mesmo à notícia, viesse ela de onde viesse.

O legado

Era mulher à frente do seu tempo, pronta para se reinventar sempre que necessário. Não tinha medo da concorrência. Pelo contrário, não se importava que colegas a acompanhassem em suas andanças pelo Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Com seu humor peculiar, ensinava aos mais jovens: “Táxi que não roda, não pega passageiro”. E lá saia ela atrás da sua matéria prima: a notícia.

As mesas em que se sentava nos cafezinhos da Câmara e Senado eram sempre as mais concorridas, inclusive pelas fontes. Sua competência e seriedade fizeram com que o mundo do Poder, ainda hoje extremamente masculino e machista, passasse a olhar as mulheres jornalistas de outra forma.

Foi um dos primeiros grandes nomes da mídia impressa a fazer a transição para o que hoje definimos como comunicação multimídia. Primeiro, ao aceitar o convite do publicitário Nizan Guanaes para ajudar turbinar o jornalismo digital, que começava a despontar, indo trabalhar no Portal IG. Em 1997, fez sua estreia na GloboNews, onde se tornou a primeira e grande estrela da análise política.

O sucesso não lhe subiu à cabeça, tornou-a ainda mais generosa com os colegas de profissão. Através de seu programa “Fatos & Versões”, no qual desvendava os bastidores do noticiário político, abriu espaço na TV para toda uma nova geração de talentos do jornalismo brasileiro.

A saudade

Ela não venceu a luta que vinha travando contra um mieloma múltiplo, um tipo raro de câncer, mas nunca jogou a tolha. Se recusava a mostrar fragilidade, por isso evitava falar da doença. Nunca demonstrou desânimo e seguia planejando a vida. Pena que não deu tempo de irmos juntas para a Chapada dos Veadeiros, onde ela queria que eu fosse sua guia.

Com sua espontaneidade e olhar apurado para distinguir a notícia do boato, Cris fez com que a política brasileira entrasse de forma leve no cotidiano de seus leitores e telespectadores. Acabou ajudando a criar um novo estilo para cobertura política, menos formal, mais direto e ágil.

Sinto que um capítulo da minha vida se encerra com sua partida, recheado de memórias, sentimentos e muitas risadas. Ficará a saudade e uma gratidão imensa à Cris pelas portas e estradas que escancarou não só para mulheres, como também homens que vieram depois dela no jornalismo brasileiro. Missão cumprida com louvor, minha querida amiga!

Competitiva como era, assim como seu compadre Moreno (que também já nos deixou), fico imaginando o reencontro dos 2. Fecho os olhos e posso quase que ouvir a conversa animada deles sobre as últimas apurações e, como era de costume, entremeada por suas eternas disputas. Agora, para saber quem recebeu mais homenagens por sua passagem da vida terrena para o mundo espiritual.