Os 40 anos da democracia brasileira

por Adriana Vasconcelos

em

Compartilhe:

No próximo ano, o Brasil vai comemorar os 40 anos de redemocratização e o momento não poderia ser mais oportuno para essa celebração, tendo em vista as últimas tentativas de desestabilização dessa conquista.

Apesar dos percalços e das dívidas acumuladas ao longo das últimas quatro décadas, bem como os desafios que despontam no horizonte, o fato é que nossa democracia passou nos últimos testes a que foi submetida, mostrando sua resiliência e força.

Com 36 anos de jornalismo, posso dizer que sou testemunha ocular de grande parte dessa história brasileira. Aliás, a possibilidade de poder acompanhar de perto os principais fatos políticos e econômicos do país foi o que me motivou a escolher essa carreira.

A AV Comunicação Estratégica não poderia deixar de estar mais orgulhosa com o convite da Fundação Astrojildo Pereira (FAP) para organizar um evento no próximo ano para celebrar a democracia brasileira.

Será a coroação da trajetória de 12 anos de serviços prestados por essa empresa desde a sua criação em 2012, da qual participei ativamente e através da qual sigo prestando consultorias até hoje.

Acredito que será uma ótima oportunidade para que o país faça uma reflexão profunda sobre as conquistas, dívidas e desafios da democracia brasileira.

Está na hora do país dar início a um novo processo de reconciliação nacional, assim como aconteceu a partir da eleição de Tancredo Neves no colégio eleitoral, após a derrota da emenda constitucional que propunha a volta das Diretas Já em 1994.

Acredito que a maioria da nossa população esteja cansada dos radicalismos políticos, das brigas familiares ou entre amigos por conta de posicionamentos políticos divergentes.

O fato é que que essas diferenças sempre existiram, mas era possível uma convivência civilizada e respeitosa.

Afinal de contas, estamos no mesmo barco e o sucesso ou fracasso dos governantes de plantão atinge todos nós, independentemente de nossas preferências políticas e ideológicas.

Fica assim um convite àqueles que concordam que o momento é de união nacional, para a construção de um Brasil mais igual, justo e próspero.