“Tabata Amaral é uma mulher que nos representa!”

por Adriana Vasconcelos

em

Compartilhe:

A declaração partiu da vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, e serve, logo de cara, para rebater comentários “machistas” dos últimos dias, que tentam diminuir o peso político da filiação da deputada Tabata Amaral ao PSB.

Como se o namoro de Tabata com o atual prefeito de Recife, João Campos, tivesse sido o principal motivo para que o PSB lhe estendesse o tapete vermelho. E não os milhares de votos que lhe asseguraram espaço entre os 15 deputados federais mais votados nas eleições de 2018 ou o destaque garantido entre os representantes da nova geração de políticos formados por movimentos de renovação organizados pela sociedade civil.

“Como 1ª mulher negra eleita vice-governadora do Espírito Santo pelo PSB, eu digo: nós queremos a Tabata. Ela é uma jovem mulher que nos representa”, disparou a vice-governadora capixaba, que, assim como Tabata, já sentiu na pele o preconceito de uma sociedade machista e hoje dará pessoalmente as boas-vindas à nova filiada do PSB.

Antes mesmo de formalizar sua filiação, Tabata Amaral acabou entrando ontem na pauta da reunião do Conselho Nacional da Secretaria das Mulheres do PSB, que elegeu a violência política de gênero e mereceu a solidariedade das novas companheiras de legenda, que divulgaram uma nota de repúdio contra os ataques sofridos pela jovem deputada.

"Até quando as mulheres que ocupam espaços políticos - independente da coloração política e partidária - seguirão sendo vítimas de calúnias, constrangimentos e violências?. A violência política de gênero é uma epidemia silenciosa que fere, assusta e busca nos silenciar. Jamais abaixaremos a cabeça para tais intimidações! Pelo contrário! Seguimos atentas e firmes combatendo todas as formas de opressão", ressalta o texto da nota.

As ameaças e ataques foram desferidos pelo ator José de Abreu, no fim de semana, serviram de combustível para o debate. “As mulheres não vão se calar com esse tipo de ataque”, garantiu Jacqueline Moraes, elogiando logo em seguida a campanha promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a violência política de gênero que está no ar.

Após anunciar que se dedicará este ano integralmente ao PT, José de Abreu decidiu compartilhar a mensagem de um internauta que prometia socar a jovem deputada, caso a encontrasse na rua.

Diante da repercussão negativa do gesto, o ator aposentado _ tão bem definido pelo meu colega Ricardo Noblat como uma espécie de “bolsonarista da esquerda” _ apagou a mensagem criminosa, mas manteve os xingamentos contra a deputada, simplesmente por divergir de sua opinião sobre a busca de uma 3ª via para a disputa presidencial de 2022.