Um novo desafio: Ampliar o espaço feminino na Política

por Adriana Vasconcelos

em

Compartilhe:

O jornalismo me permitiu ser testemunha privilegiada de parte da história do meu país, justamente o que me levou a escolher essa profissão.

Após 26 anos de redação e de ter coordenado a Comunicação do PSDB Nacional por 7 anos, incluindo 2 campanhas presidenciais, mais uma vez me vi inquieta, disposta a dar uma nova guinada na carreira.

Já havia estado nos 2 lados do balcão da Comunicação. Decidi então que havia chegado a hora de trabalhar em favor de causas e projetos que possam contribuir para a melhoria do país que desejo deixar para meu filho e, se Deus quiser também, para meus netos.

Ao mergulhar no universo partidário percebi quanto as mulheres eram relegadas a um segundo plano. Foi quando minha empresa foi contratada para estruturar a Comunicação do PSDB-Mulher e colocar o movimento feminino no noticiário político nacional.

Ao longo de 4 anos, convivi com mulheres incríveis que me ensinaram muito, como as ex-ministras Wanda Engel, Aspásia Camargo, Solange Jurema e Yeda Crusius, primeira mulher a assumir o comando do Rio Grande do Sul.

Como presidente nacional do PSDB-Mulher, Yeda Crusius, me permitiu não só participar, em 2018, da capacitação de mais de 200 pré-candidatas do PSDB, em cursos organizados em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), como também coordenar a organização da campanha de mais de 50 candidatas naquele mesmo ano, a partir de uma estrutura unificada em uma agência de São Paulo, como forma de reduzir custos e melhorar resultados.

Paralelamente a esse trabalho, Yeda Crusius e outras lideranças femininas de vários partidos diferentes se uniram e garantiram que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) destinasse 30% dos recursos do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas obrigatoriamente.

O resultado final dessa combinação: capacitação de candidatas e recursos para campanha, levou o PSDB-Mulher a colher frutos naquele mesmo ano, elegendo a maior bancada feminina entre todos os partidos da Câmara.

A vitória teve um peso ainda maior no contexto em que aconteceu: enquanto o número de deputadas federais do PSDB cresceu 60% em relação ao resultado de 2014, a bancada tucana na Câmara dos Deputados deixou de ser a 3ª maior da Casa e despencou para a 9ª colocação. Ou seja, o número de homens eleitos caiu drasticamente.

Um mundo novo se abriu à minha frente naquele ano. Uma nova guinada profissional começava ali.

A vitória teve um peso ainda maior no contexto em que aconteceu: enquanto o número de deputadas federais cresceu 60% em relação ao resultado de 2014, a bancada tucana na Câmara dos Deputados deixou de ser a 3ª maior da Casa e despencou para a 9ª colocação.

Um mundo novo se abriu à minha frente. Uma nova guinada profissional começava ali.